quinta-feira, 30 de abril de 2009

8 de Março - Dia Internacional de Luta da Mulher


CONTRA A GLOBALIZAÇÃO CAPITALISTA, UMA REVOLUÇÃO FEMINISTA E SOCIALISTA

Foi o mote que levou cerca de 1.200 mulheres a marcharem, neste 8 de março, na Avenida Zezé Diogo, na Praia do Futuro. Desde cedo, sindicalistas, militantes do movimento de moradia, negras, lésbicas e bissexuais, camponesas, feministas, jovens, ativistas do movimento hip hop, pescadoras e lideranças comunitárias se concentravam na Praça 31 de março, chamando a atenção de quem chegava à Praia. As faixas e pirulitos erguidos traziam os principais eixos da mobilização: pela legalização do aborto e contra a criminalização das mulheres e dos movimentos feministas; contra a violência sexista, o turismo sexual e o tráfico de mulheres; contra a redução de direitos e salários, as mulheres não vão pagar pela crise do capital; pela livre orientação sexual e contra a imposição da heterossexualidade normativa; contra o racismo e a intolerância; por justiça sócio-ambiental e contra os projetos de “desenvolvimento” que impõem a carcinicultura e a grilagem de terras na zona costeira cearense; a defesa dos bens ambientais, por soberania alimentar e energética, com uma reforma agrária popular.
Divididas em alas e embaladas pela batucada feminista da Marcha Mundial das Mulheres, as ativistas caminharam até a Barraca Croco Beach, conhecido reduto do turismo sexual na cidade de Fortaleza, que como muitos outros empreendimentos naquela localidade, se apropriaram do espaço público da Praia, explorando a mão de obra da população local e servindo a um modelo de desenvolvimento que visa somente o lucro e a “boa estada” dos turistas, mesmo que isso signifique a exploração do corpo e da vida das mulheres e a precarização de quem lá trabalha. Foi ali, naquele espaço expropriado pela capital, que através das falas dos movimentos, da batucada da MMM e do rap das meninas do MH2O, levantamos as principais questões que hoje afetam da vida das mulheres e que têm como pano de fundo, uma aliança entre o patriarcado e o capitalismo.

2 comentários:

  1. Very nice blog~ ^^
    Do you know Seoul, Korea?
    I live in Seoul, Korea.
    if you're interested in Korea.
    Feel free to visit my blog~

    Thanks a lot!
    Have a nice day~~~

    ResponderExcluir
  2. o MH2O-PARANA apoia toda manifestaçao pacifica , que luta por direito e justiça, estamos unidos com o nucleo de mulheres do mh2o em todo o país, juntos se tornaremos mais forte ''viva o gigante''

    ResponderExcluir